sábado, 5 de dezembro de 2009

RELATÓRIO REFLEXIVO - TP6

Os cursistas, juntamente aos alunos, desenvolveram uma discussão a respeito do tema Argumentatividade na linguagem bem como deram continuidade sobre as práticas da escrita e da leitura, discutindo, debatendo e enfatizando a diferença de se viver com e sem a arte, lendo ou não literatura.

A unidade 21 focalizou a argumentatividade que corresponde a uma organização textual que objetiva convencer ou persuadir o interlocutor a respeito de alguma idéia ou comportamento. Todo uso da linguagem é argumentativo ao estabelecer uma interação com o outro, uma relação de fazer social. E, desta forma, toda a linguagem passa a ser um processo em continuo movimento. Toda vez que nos comunicamos buscamos fazer algo, impressionar o outro, buscar reações, convencê-lo. Acabamos por sermos argumentativos porque objetivamos algo com o uso da linguagem.

As unidades 22 e 23 serviram para se praticar a escrita de textos percorrendo as etapas da produção textual, refletindo sobre estratégias utilizadas no planejamento, escrita, revisão e edição textual. Não basta ensinar os modelos sem que os alunos e nós mesmos possamos praticá-los em diferentes situações sócio-comunicativas e por meio do aprendizado do uso, pela prática da escrita e reescrita de textos. As atividades desenvolveram o conhecimento da língua a partir de modelos, incentivando a capacidade de auto-reflexão de cada um dos alunos envolvidos, o trabalho em grupo, a abertura para a percepção das necessidades do leitor provável e também a criatividade e autonomia na escrita de textos diversos.

Com subsídios da unidade 24, foram retomadas e sistematizadas atividades e discussões que estiveram presentes durante todo o curso, como a literatura para adolescentes, refletindo sobre como avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem; as tendências principais na produção de uma literatura para adolescentes, os critérios de seleção e o desenvolvimento de atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura. Percebeu-se a preocupação em acender, na cabeça e no coração do aluno, um pouco de interesse pela literatura. Como está na bíblia, devemos alimentar o espírito e nutrir o corpo. Afinal, nem só de pão vive o homem.

Para a construção e argumentação, tese, planejamento, estratégias, revisão e edição o TP6 teve suas unidades e seções assim divididas:

Unidade 21= Argumentação e linguagem · Seção 1: A construção da argumentação · Seção 2: A tese e seus argumentos · Seção 3: Qualidade da argumentação

Unidade 22= Produção textual: planejamento e escrita · Seção 1: O planejamento · Seção 2: Estratégias de planejamento · Seção 3: A escrita

Unidade 23= O processo de produção textual: revisão e edição · Seção 1: A revisão · Seção 2: A revisão e edição · Seção 3: Estratégias de revisão e edição

Unidade 24= Literatura para adolescentes · Seção 1: Adolescentes, leitura e professores · Seção 2: A qualidade literária é primordial no livro para adolescentes: · Seção 3: Existem boas formas de explorar a literatura na escola?

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