sábado, 5 de dezembro de 2009

RELATÓRIO REFLEXIVO - TP2

Gramática. Palavra temida por muita gente e que sofre até preconceito. O TP 2 selecionou vários sentidos da palavra em questão, destacando comentários sobre a chamada gramática histórica, que estuda a evolução do latim até tornar-se Português. Esse assunto não é de muita relevância no Gestar II, mas é muito importante nos estudos lingüísticos mais profundos.

É sabido que, desde cedo, as crianças vão internalizando não apenas o vocabulário, mas também as estruturas lingüísticas que vão ouvindo no ambiente em que vivem. Para o ensino da língua, é essencial o trabalho com essa gramática que pode e deve ser cada vez mais ampliada. O ensino produtivo dela privilegia o desenvolvimento da língua em uso e desenvolve novas habilidades do falante porque mesmo que ele não perceba, faz uso da gramática que vai se ampliando sempre e que desenvolvê-la é desenvolver a sua própria competência lingüística.

O estudo reflexivo da gramática é quase sempre um desdobramento natural de um bom ensino produtivo da língua. A gramática descritiva e o ensino reflexivo têm de apoiar-se na gramática internalizada: os alunos só podem efetivamente observar o que conhecem e dominam como locutores ou interlocutores.

Sabe-se que a gramática normativa é também descritiva, mas seu foco é exclusivamente o estudo das regras de uso da norma culta da língua. Esse estudo, registrado em livros, trata da chamada gramática normativa que costuma apresentar o mesmo viés no estudo das regras da língua e, ao centrar-se na observação da norma culta, acaba privilegiando as realizações escritas, literárias e formais. Por isso foram enfatizadas três concepções de gramática: a interna, a descritiva e a normativa.

O referente TP também trata da frase, sua organização em período e oração e da linguagem figurada. Aborda-se a importância do conceito e identificação da frase, estabelecendo a diferença entre frase, oração e período e das diferentes organizações da mesma em cada tipo de texto e o emprego da conotação estabelecendo o nível de expressão no que diz respeito às palavras, à sonoridade e às estruturas da frase: a chamada figura de linguagem ou linguagem figurada. Metáfora, metonímia, hipérbole, antítese e ironia são as figuras abordadas por este caderno.

Gramática, figuras de linguagem, frase. Os objetivos propostos pelo TP 2 a estes assuntos foram assim divididos:

Unidade 5= Gramática: seus vários sentidos · Seção 1: A gramática interna e o ensino produtivo · Seção 2: A gramática descritiva e o ensino reflexivo · Seção 3: A gramática normativa e o ensino prescritivo

Unidade 6= A frase e sua organização · Seção 1: O que é frase? · Seção 2: O período e a oração · Seção 3: As várias possibilidades de organização da frase e do período

Unidade 7= A arte: formas e funções · Seção 1: Arte e cotidiano · Seção 2: A arte: classificação e características · Seção 3: As funções da arte

Unidade 8= Linguagem figurada · Seção 1: A expressividade da linguagem cotidiana · Seção 2: Figuras e linguagem literária · Seção 3: Elementos sonoros e sintáticos da expressividade

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