sexta-feira, 18 de setembro de 2009

RELATÓRIO REFLEXIVO - TP4

O Caderno de Teoria e Prática - TP4, abordou os processos de leitura e escrita, iniciando com um texto sobre leitura, escrita e cultura e seguindo, nas unidades 14 e 15, com a discussão sobre processos de leitura. A unidade 16 levou à discussão as crenças e os fazeres na produção textual. Este TP apresenta reflexões a respeito da evolução da escrita, o uso dela na sociedade e as funções que a mesma exerce juntamente a leitura, fazendo com que possamos chegar ao que realmente significa Letramento.

Temos nossa memória modificada e ampliada através da escrita. Passamos, por meio dela, a ter uma ferramenta que possibilita registrarmos acontecimentos, eventos, compromissos. O domínio da mesma possibilita comunicação a distância e também pode ser um instrumento de poder uma vez que o leitor não depende mais de um mediador para fazê-lo entender informações codificadas em sistema gráfico, mediando, portanto, o aprendizado autônomo.

As práticas e necessidades de diferentes culturas e as funções e os usos da leitura e escrita estão interligadas. Para se entender essa relação, é importante refletirmos sobre como se desenvolvem as práticas na escola e os usos que se faz da escrita na sociedade nas mais diferentes situações.

Quando trabalhamos a leitura e a escrita a partir de uma perspectiva do letramento, temos um processo ensino-aprendizagem que busca as questões culturais, as situações sociocomunicativas variadas e a necessidade de interação entre o conhecimento trazido por cada aluno (conhecimento prévio) e o conhecimento novo, apresentado na escola e em outros lugares em que se aprende a ler o mundo.

Para que fosse possível uma reflexão sobre o desenvolvimento da escrita e sobre as diversas formas de representação e utilização da cultura letrada, as seções deste TP foram, assim, divididas:

Seção 1 – O letramento

Seção 2 – Letramento e diversidade cultural

Seção 3 – Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita

Escrever e ler são atividades importantes tanto dentro como fora do espaço escolar. Em sala de aula, a prática da escrita deve preparar os alunos para se comunicarem adequadamente nas diferentes funções de trabalho que venham ocupar, na continuidade dos estudos, no lazer, nas resoluções de problemas do cotidiano, na religião, etc. tendo em mente as duas frases: Ler para aprender. Escrever para não esquecer.

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