TP4
Como é importante que o professor proponha aos alunos procedimentos que os ajudem a chegar a estrutura de um texto, os cursistas se empenharam em fazê-los entenderem tal organização. Todo texto, seja informativo, argumentativo, didático, possui uma estrutura com a qual pretende ajudar o leitor na compreensão de seu total significado.
Como atividade referente a esse tema, foi desenvolvida com alunos a página 130 do TP4, que é uma biografia da escritora Ruth Rocha, cujas informações se apresentam de forma desordenada. Os alunos que apresentam mais facilidades conseguiram colocar as 07 informações nos seus devidos lugares. Poucos erraram algumas delas. Poucos não conseguiram ver que para um texto ter coesão, precisa estar muito bem organizado. As informações parecem não lhes chamar a atenção.
Um dos fatores marcantes para o desempenho ruim quanto à atividade proposta, constatado na nossa comunidade escolar, é o baixo contato com a leitura aliado ao afastamento completo da escrita, salvo se obrigatória. E quando acontece, as pequenas frases não conseguem se ligar ao objetivo final do texto ou parágrafo a ser redigido.
Em uma 8ª série, foi trabalhado o texto da página 61 do AAA4, que trabalha como estratégia uma frase de outdoor: “O Brasil é um país maravilhoso”. As duas perguntas iniciais foram respondidas em dupla: Quais seriam as impressões e ideias que passariam pela sua cabeça no momento da leitura? e Para você a frase é: totalmente verdadeira; parcialmente correta; ou incorreta? Depois da verificação das respostas, e em forma de círculo, foi promovido um Fórum de Debate. A discussão se voltou principalmente para o problema da agricultura, enfatizando a falta de amparo que os agricultores sofrem com as chuvas e as estiagens, justamente nesse momento quando há uma grande preocupação devido às enchentes em nossa região. Foi observado que alguns alunos parecem alheios aos problemas sociais, talvez, também, pela imaturidade.
Percebe-se que começam a acontecer questionamentos a respeito de situações escritas. Já não se lê apenas mecanicamente. É um processo lento, mas que a partir das atividades propostas pelo TP4, deixa claro que o aluno precisa ser motivado. Precisa ´colocar a mão na massa´ e produzir textualmente seu pensamento a respeito de algo. E, no momento de ler uma mensagem, saber pontos que a estruturam, como introdução, desenvolvimento e conclusão, por exemplo, para se chegar à compreensão global da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário