Tipos textuais
* Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
* Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
* Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
É fato que um texto narrativo é bem mais fácil de ser compreendido e até mesmo elaborado pelos alunos que um texto dissertativo ou descritivo - para os quais ele precisa dispensar muita atenção e muita concentração, coisas complicadas para a maioria dos jovens atualmente. A unidade onze foi utilizada com o propósito de explorar mais profundamente esses dois tipos. Como eixo incentivador, foi trabalhado a página 118 do TP3 a partir do título ´O mundo do trabalho apresenta hoje facilidades e dificuldades que não existiam antigamente´. Após a enumeração de alguns aspectos que hoje, no mundo do trabalho, aparecem mais facilitados, e de alguns considerados entraves apontados por alunos, trabalhou-se a articulação dos argumentos e as relações lógicas dos mesmos. Sempre há a dificuldade para o primeiro passo, mas quando algum aluno levanta um primeiro argumento, como ´mais formas de comunicação´, por exemplo, outros seguem opinando. Este tipo de exercício é uma facilitação àqueles que sempre estiveram apenas em contato com as chamadas ´historinhas´. Passam a trabalhar idéias centrais e secundarias e a ter uma noção mais clara de introdução, desenvolvimento e conclusão. É infinitamente mais proveitoso que apenas pedir que dissertem sobre um determinado assunto. Alguém lembrou que a falta de conhecimento de mundo é um obstáculo para que um determinado tema seja desenvolvido e aí aconteceu a deixa para se questionar a falta total de leitura de livros, revistas, jornais... . E essa observação partiu de um aluno.
Ao se estudar o fato de que os tipos se misturam em um determinado texto, a coisa complicou um pouco. A partir de textos conhecidos, trabalhou-se a questão das seqüências expositivas e argumentativas nos quais precisaram destacar exemplos de cada uma e também escrever evidenciando mais uma ou outra. O que se percebe é que essa certa complicação tende a diminuir com a caminhada visto que não se costumava mostrar e muito menos cobrar da comunidade escolar tais conhecimentos. Percebe-se que conseguem manusear páginas de jornal e identificar textos que noticiam, que relatam fatos e eventos e os que defendem uma opinião, como é o caso dos editoriais e dos artigos assinados. Uma dessas notícias serviu de fonte para que, a partir da mesma, fossem confeccionados textos dentro dos mais diferentes gêneros e verificadas seqüências argumentativa e expositiva formatando um jornal. Da tragédia com o Air France nasceram piadas, receitas, propagandas, classificados, notícias e artigos. Foram obtidos trabalhos de bom nível e a certeza de que aos poucos vai se quebrando a barreira da escrita daquilo que é mais complexo.
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