terça-feira, 7 de julho de 2009

TP3 - RELATÓRIO REFLEXIVO

By João Luiz dos Santos

A partir do caderno de Teoria e Prática – TP3, do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, o Gestar II, que tem por meta a Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Finais do Ensino Fundamental, começamos nossos trabalhos através das chamadas Oficinas. O referido material aborda GÊNEROS e TIPOS TEXTUAIS. Denominamos gênero textual o modo em que um texto, oral ou escrito, se apresenta. Ou seja, as características em relação ao contexto em que são usados. Com relação ao tipo textual, ou seqüência tipológica, lê-se a maneira em que palavras e estruturas sintáticas se organizam para dar forma aos gêneros textuais.

Já se tornou trivial a idéia de que os gêneros textuais são fenômenos históricos, vinculados à vida social e cultural. Eles contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia e se caracterizam mais por suas funções comunicativas e cognitivas que por suas peculiaridades lingüísticas estruturais. Pelo fato de estarem em constante evolução não são instrumentos estanques e são facilmente adequados.

As seqüências tipológicas mais freqüentes são: a descrição, a narração e a dissertação. Essa última engloba a EXPOSIÇÃO e a ARGUMENTAÇÃO. O tipo narrativo apoia-se em fatos, personagens, tempo e espaço e relata mudança de estado entre os fatos ou episódios. O tipo descritivo enumera aspectos, físicos ou psicológicos, em simultaneidade. Nenhum dos fatos, ou informações, é necessariamente anterior a outro. Com isso a ´imagem´ não fica alterada mudando-se a ordem dos enunciados.

A partir de uma análise mais profunda, descobrimos que através do uso da linguagem, desde pequenos desenvolvemos a capacidade de perceber diferenças na organização dos textos. A isso chamamos competência sociocomunicativa. A escola, por sua vez, principalmente na figura do professor de Língua Portuguesa, tem a função de mostrar os diversos gêneros que constituem o mundo da comunicação aos alunos e levá-los a interagir com eles.

O caderno de Teoria e Prática, TP3 está assim dividido:

  • Unidade 09= Gêneros textuais

seção 1= Conhecimento intuitivo de gêneros

seção 2= Gêneros textuais e competência sociocomunicativa

seção 3= Classificando gêneros textuais

  • Unidade 10= Trabalhando com gêneros textuais

seção 1= Gênero literário e não-literário

seção 2= O gênero poético

seção 3= Uma subclassificação do gênero poético: o Cordel

Além disso, cada unidade sugere a colocação em prática do que se está vendo: Atividades escritas e o Avançando na prática. Como forma de ampliação dos estudos, as mesmas sugerem leituras com suas respectivas bibliografias e a ampliação de nossas referências. Este caderno de Teoria e Prática vem acompanhado de atividades de apoio à aprendizagem, denominadas AAA na versão do Professor e na versão do Aluno, repleto de questões reflexivas que completam o campo teórico, reforçando os conceitos obtidos sobre gêneros e tipos textuais.

A aquisição do material por si só já é uma inovação às aulas dos cursistas. É um material muito bem elaborado e de forma cativante através de seus textos e imagens. Com certeza, o mínimo que se conseguir através da leitura desse material e através da prática das atividades contidas no mesmo, passa a ser um marco na história da mudança a qual a população anseia, mesmo que de forma gradativa semelhante a uma semente que se coloca na terra.

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