segunda-feira, 15 de junho de 2009

OFICINA V

OFICINA V
DATA: 22/06/09
LOCAL: Sala de Vídeo da Escola de Educação Básica Ângelo Scarpa

Para os cursistas o fato de ensinar o aluno a perceber marcas que tornam um texto literário, por exemplo, é um exercício e, ao mesmo tempo, um passo importante para que o mesmo tenha uma visão abrangente do que está lendo e passe a ver o que não está explícito. A partir do momento em que se encontra fazendo uma leitura, começa a deixar de lado a chamada leitura mecânica e passa a inferir acerca do mundo abordado em um determinado texto, seja ele de cunho político, religioso, esportivo, etc. Procuraram explorar o máximo de textos literários e não-literários. Foram trabalhados diferentes textos, como publicitários, classificados, horóscopos, previsão do tempo e cartas. Alguns pontos negativos são percebidos, como por exemplo, o tempo curto para a elaboração e execução de tarefas bem como a retomada ao que precisa ser ajustado. Além, claro, de alguns cursistas que trabalham em mais de uma unidade escolar, encarando um acúmulo muito grande de afazeres durante a semana. Quanto aos alunos, a maioria gosta de trabalhar desta forma e a inovação chama sua atenção. Gostam de desafios e se propõe a realizar as atividades. Alguns alunos não têm a conscientização de mudança e não movem uma palha para adquirirem conhecimento ou ampliarem o pouco que sabem, por mais que haja cobrança. Percebe-se uma preguiça na hora que se precisa usar o raciocínio, há uma grande falta de concentração.

As atividades escolhidas geralmente partem de um assunto que no momento já está, de alguma forma, sendo explorado por sua unidade escolar, uma vez que a maioria delas trabalha projetos. Assim, essas atividades são escolhidas e desenvolvidas de acordo com cada projeto e para isso se faz os ajustes necessários. Uma das dificuldades anteriores era a de se encontrar um texto de acordo com os objetivos a serem alcançados. Hoje não existe mais essa dificuldade em virtude da Internet. Todos acham que os objetivos foram alcançados de forma satisfatória. É unânime a ideia de que o desenrolar das atividades do Gestar proporciona bons momentos e a abertura de novo olhar sobre assuntos que andavam meio adormecidos entre docentes e discentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário