domingo, 31 de maio de 2009

UNIDADE NOVE

Relatório

Unidade – 09

  1. O conhecimento intuitivo de gêneros
  2. Gêneros textuais e competências sociocomunicativa
  3. Classificando gêneros textuais

Lidos, respondidos e debatidos os assuntos em questão: `função da imagem nos anúncios´ e `criando anúncios´. Surgiram alguns pontos a serem discutidos pelo grupo. Uma das dificuldades relatadas é que, por parte dos alunos, a maioria nunca havia parado para pensar no texto ´oculto´ que uma imagem traz. Como o tema sugerido é o trabalho, também houve uma certa discordância se uma determinada atividade é considerada trabalho ou lazer, como o jogador de futebol em relação a um catador de laranjas, por exemplo. Numa turma de 6ª. série, na qual sou professor, trabalhamos alguns anúncios. Também se percebe que, para eles, uma propaganda é senão uma forma de atrapalhar o programa favorito, seja na tv ou seja no rádio. Com as falas surgidas das discussões, vê-se que com o passar dos dias, há um limiar de questionamento a respeito deste universo: serve para que? para quem? O que está por traz da informação? Quais as consequências do consumismo? - etc. O texto do AAA3, página 26, é muito interessante, porém como está em preto e branco, não conseguimos trabalhá-lo por não podermos distinguir as cores. Nesta mesma turma, após abordagem de vários gêneros textuais, foram desenvolvidos o bilhete e a carta. O bilhete com propósitos de conselho, aviso, negação e pedido. Com relação a carta, após aprenderem os passos, imaginaram alguém e redigiram o texto. Ninguém da turma havia escrito alguma carta até o presente momento. Foi empolgante. Para concretizar a aquisição, começamos um intercâmbio com uma escola de Cachoeira, um município vizinho. O mesmo participou do programa Soletrando da Rede Globo. A professora de português é cursista deste grupo e se chama Silvana de Freitas Paganini. A ansiedade para receberem e responderem as cartas é grande. Essa atividade se estenderá até outubro quando faremos um encontro entre as turmas. Alguns cursistas optaram por trabalhar a fábula. Relataram que a versão da formiga boa era conhecida e gostaram da versão da formiga má, transcrita no TP3. Estudaram outras e deram um final diferente aos apresentados.

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